MÁSCARA — Faça você mesma

<b>MÁSCARA</b> — Faça você mesma

Os cosméticos caseiros são os melhores de todos! Porquê?

Porque incluem substâncias naturais e sabemos aquilo que contêm. Igualmente importante é a satisfação que advém do facto de sermos capazes de produzir algo como um cosmético. O que vai precisar e como poderá fazer a sua própria máscara? Confira abaixo.

Comecemos pelas boas notícias: é possível encontrar facilmente todos os ingredientes necessários para criar uma máscara em casa, na farmácia, em lojas de alimentos orgânicos ou em ervanárias. Portanto, reúna os seguintes ingredientes: uma colher de chá de óleo de coco, uma colher de chá de manteiga de karité, meia colher de chá de cera de abelha, quatro colheres de chá de gel de aloé e dois comprimidos de carvão ativado. Agora, vamos focar-nos nas propriedades destes ingredientes em particular. As substâncias que se seguem são responsáveis por proporcionam hidratação: óleo de coco, manteiga de karité e gel de aloé. A cera de abelha proporciona uma ação semelhante. No entanto, este elemento possui ainda outra característica extremamente importante. Não só contém várias vitaminas, como também impede a proliferação de bactérias. Por sua vez, oferece nutrientes às pestanas e a máscara em si preserva a sua frescura durante mais tempo. Naturalmente, o pigmento preto é garantido pelo carvão ativado. Esta substância está disponível nas farmácias. Se preferirem que as pestanas fiquem castanhas em vez de pretas, utilizem coca.

Como preparar uma máscara caseira?

Primeiro, esmaguem os comprimidos de carvão ativado. Se for possível, utilizem um almofariz ou apenas um martelo. Se optarem pela segunda opção, não se esqueçam de colocar primeiro o carbono num saco plástico. Preparem um banho de água quente e aqueçam todas as substâncias até ficarem totalmente derretidas. Mexam a mistura continuamente. Quando arrefecer um pouco, acrescentem o pó de carbono ativado. Reservem a mistura para arrefecer completamente.

Agora, basta colocar a mistura num frasco de máscara. Como é óbvio, o frasco deve estar perfeitamente limpo. Podem, por exemplo, lavá-lo com um líquido desmaquilhante de boa qualidade, álcool ou podem lavar com água a ferver. Cuidado para não se queimarem. Façam o mesmo com o aplicador. Se parecer impossível deitar o cosmético dentro do frasco, coloque a sua máscara caseira no canto de um saco de alumínio. Em seguida, corte o canto (faça um pequeno orifício) e aperte o cosmético no frasco. Agora já não é difícil deitar a máscara dentro do recipiente. Também pode usar uma pipeta.

E como aplicar este tipo de máscara nas pestanas?

A aplicação do vosso próprio cosmético não é nada de extraordinário. Basta aplicá-lo como se estivessem a revestir as pestanas com qualquer outra máscara adquirida numa loja. Quando terminarem a maquilhagem, aguardem um momento para a máscara secar. Para esclarecer, as máscaras caseiras são mais fáceis de aplicar do que as outras máscaras. Além disso, este tipo de cosmético é mais visível nas pestanas finas e curtas. Por fim, mas não menos importante, a máscara caseira pode ser usada até três ou quatro meses após a sua confeção